sábado, 29 de março de 2014

RÁFIA ou PALMEIRA RAPHIS

O nome dela não importa, eu a chamo de Ráfia mesmo, o que importa é como ela deixa a casa muito, mas muito mais bonita.

Eu adoro utilizá-la como parte da decoração, mas percebo que ela não gosta de certos lugares na casa.

Brinco que quando ela não gosta de um lugar, reclama o tempo todo até que eu coloque ela em outro lugar, numa dessas mudanças, meus filhos perguntaram porque eu tinha tirado ela de um lugar e colocado em outro, aí eu respondi: "Vocês não ouviram o tanto que ela chorou e pediu pra ir pra outro lugar?" Eles olharam pra mim, com aquele olhar: "acho que a mamãe tá doida" rsrsrs.

Na verdade, acho que a ráfia dá indícios de que não está gostando do lugar em que está, as pontinhas das folhas secando, folhas amarelando, ou aquela planta que não chama a atenção, você olha e nem entende o porquê ela está ali.

Uma planta dessa bem tratada, não tem como não chamar a atenção.

Veja a minha primeira ráfia:

Tentei por muitas vezes, deixar ela na sala, mas não ia pra frente, ela só tinha 2 troncos, só foi colocá-la pra fora, em um lugar que pega pouco sol e ela foi se desenvolvendo e hoje está com 7 troncos!!, é o meu xodó!!

COMO CUIDO:
Já percebi o quanto ela gosta que molhe o tronco também, então não coloco água somente na terra, borrifo água nos troncos. Isso é uma coisa que faço e que não vejo ninguém falar a respeito, e percebo como elas gostam disso. Não pode encharcar todo dia, senão também não dá certo.
Uma vez por semana coloco água na terra e 2 x por semana apenas borrifo água. Claro dependendo de dias muito quentes,  borrifo e coloco água mais vezes.

Fiquei por muitos anos, só com ela, até pegar o jeito.
Agora tenho mais...



Essas três, faz pouco tempo que comprei, ainda estão se adaptando e espero que em breve elas estejam mais bonitas. Acho um bom sinal, quando começa a nascer novos troncos, novas folhas, fico super feliz.
Uma delas está um pouco mais queimada porque pega um pouco mais de sol, mas está nascendo tronco e folhas novas, então acabo não querendo trocá-la de lugar, por enquanto.
Tenho as outras duas que estão no jardim de inverno.
Enfim, amo as ráfias.
Quando vejo uma castigada, fico triste e penso: põe água nela, por favor!!! rsrs.

Gente, ráfia é tudo de bom na casa!!.

A natureza é perfeita!!! Obrigada Deus!!!



NOTA: Veja mais uma ráfia que comprei e o seu plantio no vaso, clique aqui

terça-feira, 25 de março de 2014

QUADROS E RECORTES EM MDF

Olá pessoal, hoje gostaria de falar sobre um detalhe na decoração que acho muito interessante, e se você tiver pique do "faça você mesma" não vai sair caro, e dá um up na casa.

Que são os quadros.

Gosto e tenho quadros elaborados, pintados com paisagens, mas também gosto, de quadros simples e muitas vezes de uma só cor e é claro feitos por mim.

Adoro principalmente os recortes em MDF, como a árvore que está no jardim de inverno. E já pintei vários deles, tanto pra mim como de presente para familiares e amigos. Pra mim é uma terapia mexer com pintura. Então como não sei pintar de verdade, faço esses quadros pra relaxar.

Os recortes em MDF compro geralmente pela internet e aqui em São Paulo, acredito que por todo Brasil deva ter, lojinhas de artesanato que vendem eles crus, prefiro crus, porque saem mais barato e é claro pra ter o privilégio de pintar na cor que quero, de acordo com o ambiente em que vou colocar porém, gosto de cores neutras porque dá a opção de trocá-lo de lugar.

Aqui vão algumas sugestões de sites que vendem, tem gente que não gosta de falar onde comprou, mas se o site é confiável e entrega direitinho, temos mais é que promover. Hoje em dia, infelizmente, tá cheio de sites que não dá pra confiar.

www.artecommdf.com.br - este tem pedido mínimo.
www.palaciodaarte.com.br
www.artesaomineiro.com.br
www.madeartemdf.com.br
www.armazemdamadeira.com.br


Agora, vejam os que pintei
Primeiro os de MDF






Esses são telas de pintura, os dois pequenos colei recortes em MDF, os outros usei moldes vazados ou passei o desenho pra tela com carbono mesmo, claro que com molde fica bem mais fácil pra pintar. Mas se tiver alguma imagem que goste passe com carbono pra tela e é só ter um pouco mais de paciência pra pintar.




Agora, o próximo, foi uma novela, ele é bordado com lã, acreditem demorei dez anos pra concluir ele, nossa!! Quando me dava desespero, eu guardava por meses, e depois bordava mais um pouco e guardava novamente. Ufa até que decidi acabar com a novela e comecei a bordar sem parar até terminar. Mas valeu a pena, ficou lindo!!


Este próximo, eu comprei flores talhadas em madeira e montei o quadro. Pra se ter uma idéia, aí tem material de três sites que citei.  Mas valeu, ficou lindo!!!



Tenho um carinho especial por este, foi um dos primeiros que pintei e colei as flores de madeira. Acho que por ser redonda a tela, dá um charme especial.


Também com flores talhadas em madeira.


De lã, este foi um dos primeiros de lã que bordei.


Agora esta tela, fiz pra uma sobrinha e ficou lindo!! As flores são recortes em MDF, e tem textura também.




Sempre que posso, tô pintando, inventando e mudando os quadros de lugar. É interessante, quando se muda o quadro de lugar, parece que ele renasce.
Pois é, gente, a renovação da casa pode sair barato e divertido, é só começar!!!


sábado, 15 de março de 2014

DETALHES DO JARDIM DE INVERNO




Gostaria de mencionar alguns detalhes na montagem do jardim de inverno. Porque apesar de ser pequeno, acabou saindo caro!!

Como já mencionei, o jardim de inverno, foi criado, devido a retirada de uma escada, então o hall dela ficou sem utilização, acabei tendo que trocar a porta de entrada da sala para outro lugar também, e aí ficou o antigo batente como de entrada do jardim, só retirei a folha da porta. Fechei as outras saídas com bloco de vidro e janela de vidro, então agora, o acesso é somente pela sala. Ufa, uma trabalheira e tanto. Claro que com a ajuda do maridão, aliás essa parte foi toda dele...

O jardim, então, fica em um lugar onde não queria pôr muito peso, e aí começou a busca por vasos leves, e acabei encontrando os de resina, adoreiiii. Eram perfeitos para o que queria. Porém eram tão caros!!

Até que um dia, encontrei os vasos grandes que estão com a Ráfia (palmeira raphis), no Walmart, bem em conta, as ráfias também comprei lá. Gente, pra quem gosta de planta, às vezes em hipermercados é bem mais barato do que em  lojas de jardinagem. A planta "pata de elefante, por exemplo, encontrei por um ótimo preço na C&C, tem também plantas do Carrefour. É só ficar atento. Eles mudam de preço constantemente, então ás vezes calha de pegar umas promoções legais.

Até brinco que quando vou nessas lojas, tenho que evitar os lugares onde ficam as plantas, porque senão o cérebro trava e só compro planta e esqueço das outras coisas. Rsrsrs

Os demais comprei num galpão de jardinagem na rua ao lado do aquário (SP - próximo ao carrefour jacú-pêssego, junto ao pesqueiro). Lá comprei: vasos concha que estão a "pata de elefante", terra, pedra dolomita, casca de árvore, argila expandida, vaso tombado, a arara e algumas plantas, é claro. Nesse galpão é bem mais em conta.

Ah, um outro detalhe, para deixar os vasos grandes mais leve, coloquei em 1/3 dele, garrafas pet pequenas tampadas, depois argila espandida e terra. Ficou ótimo. Vi essa dica na internet.

A princípio ia colocar só pedra dolomita (pedras brancas) no chão, mas devido o peso, achei interessante a casca de pinus (arvore) e acabou ficando legal.

A árvore na parede é de MDF, comprei pela internet, nas lojas de Pedreira/SP. Essa é outra coisa que gosto muito de fazer. Bem como o quadro de tulipas, eu mesma pintei. É simples, mas gosto porque não fica brigando com o ambiente.

tela com pintura de tulipas

árvore em mdf


Gente é isso, espero que gostem das dicas. Bjuss





domingo, 9 de março de 2014

JARDIM DE INVERNO

Olá, de uns tempos pra cá, pensei em fazer um jardim na minha casa, tinha umas plantas aqui, outras ali, mas, quando via um jardim de verdade, ficava planejando em ter um também.
Não queria nada muito trabalhoso, mas que desse um ar diferente, um verde na casa.
Então a oportunidade apareceu, após uma grande reforma, onde quebramos a escada que dava acesso à casa e a construímos em outro lugar.
Queria um jardim simples, não muito trabalhoso, mas teria que ser em vasos, afinal é no primeiro andar.
Após muitas pesquisas, lojas de jardinagem, (nossa como a internet ajuda), ele foi saindo do papel...

Claro que primeiro vem a quebradeira "de novo"





E aí ele começa a ganhar forma...


Coloquei luz, é claro!!! 

Pena que algumas florzinhas morrem rápido, mas fazer o quê, tem que ir substituindo e aprendendo...
Hoje ele está assim...



Olha ele pegando um pouco de sol na hora do almoço, muito bom!!



Amoooo!!!
Por enquanto é isso, se mudar alguma coisa posto aqui. Valeuuu. Bjuss

Vejam a atualização que fiz deste post, clique aqui