sábado, 1 de novembro de 2014

INSTALAÇÃO DA COIFA TRAMONTINA VETRO

Veja tb neste blog " Minhas Bandejas de MDF"


Olá meninas!!!

Hoje quero mostrar pra vocês, minha invenção (como marido diz) e muito trabalhosa na cozinha... a instalação da coifa.

Ela é da TRAMONTINA modelo VETRO 90cm, olha a belezura aí...









Olha que linda né, claro que depois de instalada, pq cá entre nós... que trabalheira e que sujeira fez pra instalar, isso porque não tinha a passagem do duto para a área externa, então vocês imaginam a sujeira pra fazer os buracos. Afff




Marido hesitou, reclamou e reclamou pra instalar como exaustor, porque ela pode ser instalada tb como depurador, ah gente, mas fala sério... depurador eu já tinha esse aí ...




Aí sim, seria trocar 6 por meia dúzia (palavras do marido, sempre que quero trocar alguma coisa rsrs).

Quando já estava desistindo, marido falou, que instalaria como exaustor. Ebaaaa

Daí vocês podem dizer, mas porque não pagou a autorizada pra instalar?

Gente eu até liguei pra eles, me deram o preço de R$ 220,00  a R$ 260,00. Caro né, mas detalhe, eles não fazem o buraco pra passar o duto, tem que já estar pronto.

Ah fala sério, pagar isso, só pra eles fazerem os furos na parede pra fixar ela na parede?  Nem pensar!!!.

Então  resolvi contar como fizemos, pra quem sabe ajudar alguém que tb queira fazer a instalação sozinho
Olha o gabarito que vem...





Com a furação pronta, foi só fixar o corpo da coifa no suporte gancho que vem, sendo a furação superior para esse suporte gancho e a inferior para os parafusos com bucha que vão dentro da coifa.


Para colocá-los você abre o filtro...






Na parte superior do corpo da coifa, fixamos o duto (q veio na caixa) com a presilha plástica


imagem da internet

Fizemos a instalação elétrica, que fica escondido pelo acabamento, aí colocamos o acabamento inferior  (aquele acabamento em inox pra esconder o duto) é só prendê-lo conforme a furação com bucha e parafuso...



Passamos o duto pelos buracos (pq tivemos que fazer 2) um saindo pra dispensa e outro saindo pra fora... é gente o rebaixe do teto da cozinha que fizemos não dava pra passar o duto, porque ele tem 15cm de diâmetro. Aff (cabeça que não pensa o corpo padece rsrsr)

Vejam o duto na dispensa como ficou...





Agora tenho que ir atrás do gesseiro pra esconder o trem kkkkk  e... comprar o acabamento externo, tipo...






Prendemos o acabamento superior  de inox (q tem os recortes nas laterais), ele encaixa por dentro do inferior, com bucha e parafuso.

E por último, colocamos o vidro com os parafusos e borrachinhas que vieram,  e....VOILÁ

INSTALAÇÃO CONCLUIDA !!!

Daí, foi só partir pra limpeza!! Gente, dois dias pra pôr a cozinha em ordem de novo rsrs, mas valeu a pena!!. Aff dividir o tempo com a casa e escritório nao é fácil não.

Gente, como ela foi instalada como exaustor, não se utiliza o carvão ativado que vem, esse aí ó




Ontem, a coifa passou pelo teste de fogo!! kkk liguei ela na velocidade máxima, coloquei a churrasqueira elétrica em cima do fogão, e assei carne,  queria ver se a cozinha iria ficar com fumaça, como sempre ficava e adivinhem ? Foi perfeito, não ficou com fumaça!!! Adoreiiiiii.


Agora vejam o vídeo dela ligada, pra vocês verem o barulho que ela faz...




E aí acham ela barulhenta?
Um pouco né, mas o importante é que agora a gordura e odor vão pra fora!!!

Gente, muito cuidado ao manusear as partes da coifa, tanto na instalação como na limpeza, porque o inox parece faca!! Meus dedos estão se recuperando... rsrs

Abraço!!









55 comentários:

  1. Olá Mag, a sua cozinha ficou ainda mais bonita.
    Não acho que a coifa seja muito barulhenta, o que interessa é que acabe com os cheiros e a gordura na cozinha.
    Beijos.
    Ana Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, pois é, cada dia melhorando, eu tô adorando as mudanças. Bjo

      Excluir
  2. Nossa! Caramba, hein RSRSRS...um trabalhão mas acredito que será compensado! Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, com certeza, o resultado compensou o trabalho. Bjo

      Excluir
  3. Uauu!! Nossa, que diferença!! Ficou show, Mag, ainda mais por ter sido vcs a instalarem!! Só de ver as fotos imagino a trabalheira que deu, fazer o quebra-quebra e tudo mais!! E depois ter que limpar tudo, ó céus... rsrs
    Essas coifas são lindas mesmo, eu queria colocar aqui no apê tb, mas sabe como é, né... entre ela e armário, tive de optar pelo segundo p/ guardar os badulaques todos. Se tivesse espaço, colocaria com certeza!! Sua cozinha tá toda modernosa, linda!!
    Quanto ao barulho, tb não achei mto barulhenta, mas não tem jeito, pra sugar tudo tem que ter potência, né! O meu depurador é igual o seu antigo. Eu até acho que ele suga bem, mas qdo faço aqueles hambúrgueres congelados parece que passou o carro da dengue dentro de casa, uma fumaceira sem fim... kkkkk
    Mto legal vc ter colocado o passo-a-passo, pois realmente é um roubo o que eles cobram para instalar, acho que muita gente tb opta fazer por conta (em casa foi assim com a maioria das coisas rs)! E tb por ter gravado o vídeo pra mostrar, vira e mexe tb procuro no youtube sobre algo que pretendo comprar!
    Depois que o gesseiro arrumar o trem rs, mostra como ficou!
    Meus parabéns pelo trabalho de vcs!!! Agora dá pra fazer churrasquinho sem defumar a cozinha inteira, né?! rs

    Beijos e nossa, falo mais que o homem da cobra, pelamor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh amiga adoooro seus comentários, nossa como vc me entende!!! Kkkk vc é demais!!! Mostro sim, depois de concluído. E sim, é por isso mesmo que gravei o video, já procurei na net pra ver se fazia muito barulho a coifa e o ar condicionado e não achei. Em breve vou pôr do ar tb. Agora o churrasquinho, tenho a churrasqueia gde, mas não é nada prática no dia a dia, fazer um churrasquinho rápido, sabe, só pra nós 4 aki, então é aí que a elétrica entra em ação rsrs. Bjokas

      Excluir
  4. Oi Mag. Ficou lindo!!! Eu ainda preciso comprar uma dessas... mas ainda nao encontrei uma promoção boa. A minha tem q ser assim para fogão de 5 ou 6 bocas!!! Pelo visto deu um trabalhinho, mas ficou maravilhosa!! Bjoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita, obrigada, pois é eu consegui uma super promoção no site do submarino, boa sorte!! Bjo

      Excluir
  5. Oi Mag! Nossa q trabalhão hein?! Aqui foi marido q instalou tb...mas a minha eu uso só como depurador..pq não tenho saída pra exaustor...até q queria viu...amei, ficou linda! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada amiga!!! Pois é deu trabalho mesmo, mas valeu a pena. Ah é ela é boa tb como depurador? Bjo

      Excluir
    2. Katia como faz com o carvão? Já vem colocado ou tenho q instalar?

      Excluir
  6. oi..Mag...que trabalheira não mas valeu.,pois ficou muito linda ,nossa e como exaustor é muito legal mesmo ,,boa ecolha ok,,parabéns para o maridão que teve paciência para furar parede na colocação ,,,,vocês dois ,são demais,,,bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah brigaduuuu mamy, é sem o maridão seria difícil, parabéns pra ele rsrs. Valeu. Bjks

      Excluir
  7. Parabéns pelo post, já estava ficando louco e tendendo a pagar a instalação no autorizada, pois não estava achando como fixar os parafusos internos da coifa. Não tem no manual, e suas fotos ajudaram bastante. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, obrigada, a intenção foi esta mesmo ajudar outros na instalação, pois cassei na internet e não encontrei. E que manual veio né, meia boca rsrs. Valeu. Abraço

      Excluir
  8. Adorei seu post!
    Sempre tive dúvida sobre como instalar coifa..
    Vc sabe se a saída pra exaustor tem como ser pra cima.. tipo no teto? Pq no meu caso não da pra sair assim na parede, pq a parede da cozinha é na divisa :/

    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lais, obrigada, é pensei em fazer esse post pra ajudar quem tem coragem do faça vc mesmo rsrs.
      Ah e dá sim pra instalar pra cima, mas dá uma pesquisada pra ver o acabamento externo que deve ser diferente do meu. Bjo

      Excluir
  9. Oi Mag comprei uma coifa igual a sua mas de 60cm, e também quero fz a instalação , porém como depurador. Tenho dúvidas , eh só colocar o carvão q vem junto na parte de cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, olha pelo que entendi, o carvão coloca dentro, aff como posso te explicar... olha, sabe a foto que mostrei como por os dois parafusos internos? Então, é lá dentro, tire o filtro " como na foto" que dá pra ver o local de encaixar o carvão. Deu pra entender? Espero ter ajudado. Boa sorte na instalação.

      Excluir
  10. Oi..Mag..nossa a coifa na sua cozinha ficou muito linda ,a cozinha ficou ainda mais aconchegante,sem comentarios ficou dez..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada, ficou ótima mesmo, não me arrependo de ter colocado!!!
      Valeu. Bjo

      Excluir
  11. Que lindaaa, reformei a minha casa e ainda não comprei a coifa. Eita coisinha cara. Mais desse ano não passa, a sua ficou linda demais. Parabens

    blogcasage.blogspot.com.br ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigada Géssica, menina, cara mesmo, mas acabei conseguindo comprar numa superpromoção
      Valeu.
      Bjo

      Excluir
  12. Muito obrigado pela opinião e pelo video!

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas/ Fiquei na dúvida quando a posição da tomada, está atras do duto? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero ter ajudado.
      Quanto à tomada, no meu caso está ao lado e levamos somente o fio pra trás do acabamento, mas o ideal é ficar atras desse acabamento inferior, que mostro na imagem, pra não aparecer nada.
      Abraço

      Excluir
  14. Oiii
    Então, na verdade ela funcionando como exaustor não funciona como depurador? Ou sim?
    Não entendi bem,

    Aguardo o retorno e agradeço desde já!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, se foi instalada como exaustor, nao vai funcionar como depurador.
      E tb não teria porque usar como depurador se o melhor é exaustor.
      Ela vem com essa opção, pois se não tiver como instalar o duto até a área externa, a pessoa a usa como depurador.
      Agora não tem sentido, quem instalou como exaustor, querer regredir e usar como depurador.
      Espero ter tirado sua dúvida.
      Bjo

      Excluir
  15. Obrigada!!!

    tirou sim,
    estou bem indecisa o que comprar.
    Vi que você já teve o depurador da Electrolux. Ele era bom?
    ou melhor essa coifa mesmo?

    Obrigada,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah amiga, com certeza a coifa, porque exaustor é muito melhor que depurador!
      Não achava ruim o da Electrolux até ter a coifa, foi uma ótima mudança.
      Bjo

      Excluir
  16. Obrigada mesmo por responder!! Me ajudou bastante...
    Eu estava comprando sem saber a real função é diferença...
    Além de linda, cumpre com suas "obrigações" Rsrs
    Amei!

    Beijos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, de nada, feliz em de alguma maneira ter ajudado.
      Bjo

      Excluir
  17. A coifa tem quantos cm de altura?
    E ela pode ser dividida pela metade?
    Vi uma foto com altura inferior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jair, a coifa tem uns 30cm, considerando a parte do motor que está escondida pelo acabamento.
      A minha com o acabamento ficou em 90cm, mas utilizei as duas partes de acabamento de inox.
      E dá sim pra ela ficar menor, pq vc pode utilizar apenas 1 acabamento, ou se utilizar os dois regular a altura na instalação.
      Agora se só 1 acabamento for grande demais, não sei se daria, pq esse acabamento além de esconder o motor da coifa, esconde o duto.
      Abraço

      Excluir
  18. Oi Mag estou "renovando seeeempre" como vc kkk. Entao...essa saida que vc mostrou tipo uma veneziana, vc comprou onde? Moro no Parana e nao encontro. Obrigada. Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Cris, bom o meu comprei numa loja de material pra construção, C&C, não sei se aí tem, mas é numa daquelas lojas grandes... sabe!
      O meu não tem encaixe pro duto, mas ficou perfeito!
      Valeu.
      Bjo

      Excluir
  19. ola! muito obrigada, era tudo que precisava uam explicação detalhada e o vídeo fechou com chave de ouro.
    mais uma vez muito obrigada mesmo. Andreia Belo hte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah legal Andreia, que bom que ajudou.
      Sabe eu sei bem como é, pq tb procuro na net, videos e informações de um produto que pretendo adquirir.
      Valeu.
      Bjo

      Excluir
  20. oi! vc também tem algo pra dizer sobre forno embutido,como marca ,modelo uma bela explicação como foi a da coifa? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk infelizmente não Andreia, pq meu fogão é do tradicional, então não tenho forno elétrico.
      Bjo

      Excluir
  21. Boa noite, não entendi pq vc retirou os filtros de carvão ativado mesmo como exaustor... Teve limpar a gordura que ficou nos dutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, não retirei, ele vem em separado.
      E no manual dela na pág 15, diz que o filtro de carvão ativado deve ser usado somente no modo "depurador".
      Então quando se instala no modo "exautor" que foi o meu caso, não utilizamos esses filtros.
      Bom e quanto à gordura, penso assim, nada dura para sempre, tudo precisa de manutenção, e com a coifa não é diferente, acredito que daqui uns 20 anos, eu precise renová-la rsrs
      Abraço

      Excluir
  22. Olá mag! Parabéns pelo post!
    Estou indo pra um apartamento to e super queria uma coifa ao invés do depurador, por conta do cheiro! Mas, por ser ap não tenho a saída do ar por cima. Só que meu ap é terreo e tenho quintal, gostaria de saber se consigo fazer a saída de ar pro meu quintal e se fica mto feio, e também se o buraco que preciso fazer é mto grande! Agradeço a atenção desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada.
      Olha primeiro veja se o condomínio permite que vc faça esse furo.
      Mas acho que não teria problema e o buraco é pequeno, de mais ou menos 17cm de diâmetro.
      Eu moro numa casa e o meu tb sai pro quintal, não fica feio pq é só colocar o acabamento externo.
      Eu coloquei o de grade (igual o da foto) e ficou legal, se não reparar nem vê que ele está ali.
      Eu coloquei e não me arrependo
      Boa sorte.
      Abraço

      Excluir
  23. Ai amiga senti uma pontinha de inveja agora kkkkkkkkkk....
    Achei que esse ano ia comprar a coifa ( todo ano em novembro nós compramos alguma coisa para pagar em 10x no cartão, pobre é fogo kkkk), mas o marido já descartou a ideia... Estamos planejando uma viagem para o ano que vem e ele não quer comprometer nada do cartão... E sem contar quena minha coifa tem que ser a de ilha, o precinho é uma maravilha...
    Beijooo...

    http://casinhadoslopes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk ah amiga, é assim mesmo!
      Mas não desanima, a vez da coifa vai chegar, e de repente vc encontra por um precinho bem legal, como a minha.
      Bem, eu juntei o dinheiro e comprei à vista, com 500 reais de desconto, foi um achado.
      Bjo

      Excluir
  24. Boa noite, Meg

    Comprei uma coifa iguaizinha a sua e quero usar como exaustor.
    Lendo sua história, vi que é iguaizinha a minha marido reclama reclama, mas usei a tática ou vc faz o furo ou a cada 4 meses teremos q gastar de 80 a 100 reais para trocar o carvão...rsrsrrsrs resumindo vai fazer o buraco para o exaustor... :D

    Ela chegou hoje, agora me tira algumas duvidas:
    1° o pé direito (teto) e alto e tbm tem moldura e vi que minha coifa não vai chegar até o teto, isso t algum problema?
    2°confesso que não entendi para que serve aquela segunda base (ferro) que veio,pois um é para segurara o corpo da coifa, outro para segurar o acabamento superior.
    3° Em minhas pesquisa na net vi vídeos que dizem a tomada que liga a coifa deve ficar acima do dito do exaustor, mas não explicaram o pq, vc sabe?

    Desculpa sr é muitas perguntas e pq como vai ser meu marido q vai instalar que ria sua ajuda, pq aquele manual e nada é quase a mesma coisa...rsrsrs

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, Meg

    Comprei uma coifa iguaizinha a sua e quero usar como exaustor.
    Lendo sua história, vi que é iguaizinha a minha marido reclama reclama, mas usei a tática ou vc faz o furo ou a cada 4 meses teremos q gastar de 80 a 100 reais para trocar o carvão...rsrsrrsrs resumindo vai fazer o buraco para o exaustor... :D

    Ela chegou hoje, agora me tira algumas duvidas:
    1° o pé direito (teto) e alto e tbm tem moldura e vi que minha coifa não vai chegar até o teto, isso t algum problema?
    2°confesso que não entendi para que serve aquela segunda base (ferro) que veio,pois um é para segurara o corpo da coifa, outro para segurar o acabamento superior.
    3° Em minhas pesquisa na net vi vídeos que dizem a tomada que liga a coifa deve ficar acima do dito do exaustor, mas não explicaram o pq, vc sabe?

    Desculpa sr é muitas perguntas e pq como vai ser meu marido q vai instalar que ria sua ajuda, pq aquele manual e nada é quase a mesma coisa...rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joice.
      Que legal que comprou uma igual.
      Olha..pra mim..a melhor coisa que fizemos, foi instalar como exaustor.
      Sei que dá um trabalhão fazer o buraco, mas vale a pena.
      Respondendo às suas perguntas:
      1- não tem problema não chegar até o teto, repare que a minha tb não chegou.
      2 - não entendi qual base vc falou, então se puder tirar uma foto e me mandar no email renovandoacasasempre@gmail.com, talvez possa me lembrar.
      3 - não sei porque, mas a minha ficou ao lado, pq já tinha essa tomada do outro depurador, a maioria faz com que a tomada fique escondida atrás dos acabamentos superiores.

      Espero ter ajudado, e se vc quiser me mandar as fotos da instalação da sua, postarei aqui no blog.
      Boa sorte.
      Bjo

      Excluir
  26. Respostas
    1. Olá.
      Bom essa foi a parte mais trabalhosa e suja rsrs.
      Marido fez buraco com a furadeira marcando o local e depois foi marreta mesmo rsrs.

      Excluir