sábado, 29 de março de 2014

RÁFIA ou PALMEIRA RAPHIS

O nome dela não importa, eu a chamo de Ráfia mesmo, o que importa é como ela deixa a casa muito, mas muito mais bonita.

Eu adoro utilizá-la como parte da decoração, mas percebo que ela não gosta de certos lugares na casa.

Brinco que quando ela não gosta de um lugar, reclama o tempo todo até que eu coloque ela em outro lugar, numa dessas mudanças, meus filhos perguntaram porque eu tinha tirado ela de um lugar e colocado em outro, aí eu respondi: "Vocês não ouviram o tanto que ela chorou e pediu pra ir pra outro lugar?" Eles olharam pra mim, com aquele olhar: "acho que a mamãe tá doida" rsrsrs.

Na verdade, acho que a ráfia dá indícios de que não está gostando do lugar em que está, as pontinhas das folhas secando, folhas amarelando, ou aquela planta que não chama a atenção, você olha e nem entende o porquê ela está ali.

Uma planta dessa bem tratada, não tem como não chamar a atenção.

Veja a minha primeira ráfia:

Tentei por muitas vezes, deixar ela na sala, mas não ia pra frente, ela só tinha 2 troncos, só foi colocá-la pra fora, em um lugar que pega pouco sol e ela foi se desenvolvendo e hoje está com 7 troncos!!, é o meu xodó!!

COMO CUIDO:
Já percebi o quanto ela gosta que molhe o tronco também, então não coloco água somente na terra, borrifo água nos troncos. Isso é uma coisa que faço e que não vejo ninguém falar a respeito, e percebo como elas gostam disso. Não pode encharcar todo dia, senão também não dá certo.
Uma vez por semana coloco água na terra e 2 x por semana apenas borrifo água. Claro dependendo de dias muito quentes,  borrifo e coloco água mais vezes.

Fiquei por muitos anos, só com ela, até pegar o jeito.
Agora tenho mais...



Essas três, faz pouco tempo que comprei, ainda estão se adaptando e espero que em breve elas estejam mais bonitas. Acho um bom sinal, quando começa a nascer novos troncos, novas folhas, fico super feliz.
Uma delas está um pouco mais queimada porque pega um pouco mais de sol, mas está nascendo tronco e folhas novas, então acabo não querendo trocá-la de lugar, por enquanto.
Tenho as outras duas que estão no jardim de inverno.
Enfim, amo as ráfias.
Quando vejo uma castigada, fico triste e penso: põe água nela, por favor!!! rsrs.

Gente, ráfia é tudo de bom na casa!!.

A natureza é perfeita!!! Obrigada Deus!!!



NOTA: Veja mais uma ráfia que comprei e o seu plantio no vaso, clique aqui

15 comentários:

  1. OI MAG. ADOREI AS FOTOS DAS SUAS PLANTAS, POIS É ELAS FALAM MESMO SÓ QUEM TEM QUE SABE,ELAS NOS MOSTRAM QUANDO REALMENTE NÃO GOSTAM DO LUGAR E QUANDO NÃO SÃO BEM CUIDADAS É SÓ PRESTAR MAIS ATENÇÃO,PARECE LOUCURA MAS NÃO É . ADOREI SEU BLOG FICOU "DEZ" PARABÉNS. ROSÂNGELA

    ResponderExcluir
  2. As suas Rafias estão lindas, vc sabe msm como cuidar delas :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho duas Rafis aqui em casa. Também tenho o costume de borrifar água nas folhagens e no tronco, porque elas adoram. Como você disse, a Rafis não gosta de terra encharcada. Só rego a terra do vazo uma vez por semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Marcelo, até hoje sigo a regra, e elas estão super bem!!
      Valeu
      Abraço

      Excluir
  5. tbm tenho uma rafis no ap, me interessei pelas plantas da base quais são?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, são Lírios da Paz, acho que deixam o vaso mais bonito.
      Abraço

      Excluir
    2. Fica sim muito mais bonito, vou procurar pra plantar também. To querendo também colocar uma iluminação próximo dos caules, li algumas coisas sobre um espeto de led par 20, mas é pra depois. Parabéns pelo blog, abração.

      Excluir
    3. Ah legal Daniel, e se quiser mandar fotos pra postar aki no bloguito, é só enviar tá.
      Ah que legal que gostou do blog.
      Valeu.
      Abraço

      Excluir
  6. Oie, tudo bem Mag?
    Eu adoro plantas mas não entendo muito, fiquei com uma dúvida quando você disse que as suas ráfias nasceram mais troncos, eu pensava que os troncos só cresciam, no caso, se você plantasse com dois troncos iam permanecer os dois troncos, me explica isso direito por favor, os troncos se reproduzem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian, sim, nascem troncos, a da primeira nasceram 5 troncos e a da terceira foto nasceu um.
      Acho que é quando ela se adapta bem ao local em que está, mas é um processo demorado.
      Pra vc ter uma ideia, a da primeira foto tenho ela há mais de 10 anos.

      Excluir